China ampliará seu sistema de segurança nacional, censura e contraespionagem

Pequim, 5 mar (EFE).- A China vai construir "um sistema mais integrado de segurança nacional" no qual haverá um aumento nos mecanismos de censura e nas operações de contraespionagem, conforme destaca a minuta do 13º Plano Quinquenal 2016-2020, que foi divulgada neste sábado durante a abertura da sessão anual do Legislativo nacional.

O sistema de censura para a segurança nacional será "melhorado" com atenção especial a setores, reformas, projetos e políticos que sejam considerados "chave", ressalta a minuta, que será debatida nos próximos dias pelos legisladores chineses e que deverá ser aprovada no dia 16 de março.

Também será incrementada a formação de forças antiterroristas e de contraespionagem e "aumentará a luta contra elementos inimigos no ciberespaço", por isso "as opiniões públicas serão reguladas e controladas de forma mais estrita", segundo a minuta.

Além disso, "a segurança nas áreas ideológicas será salvaguardada" para defender "o poder e a soberania do Estado, prevenir e acabar com a infiltração e a atividade subversiva de forças inimigas" assim como "outras atividades que envolvam terrorismo, separatismo e extremismo religioso", segundo a minuta do plano quinquenal.

A China é um dos países que exerce maior censura a seus meios de comunicação e na internet. Pequim justifica que essas ações servem para proteger a segurança e a estabilidade do país, mas, em algumas ocasiões, elas afetam grupos de defesa dos direitos humanos e da sociedade civil, assim como jornalistas e editores.

Ironicamente, o Plano Quinquenal para os próximos cinco anos também afirma na minuta apresentada hoje que a China construirá "um sistema de governança de internet multilateral, democrático e transparente".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos