Confrontos matam 30 separatistas e 2 soldados ucranianos em Mariupol

Moscou, 5 mar (EFE).- Apesar do cessar-fogo em vigor na região leste da Ucrânia, dois soldados do país e 30 separatistas morreram neste sábado após novos combates registrados em Mariupol, segunda maior cidade na região de Donetsk e controlada por Kiev.

O porta-voz da presidência da Ucrânia para a operação militar em Donbass, Andrei Lisenko, informou sobre o confronto em declarações divulgadas hoje. "Graças às ações coordenadas das Forças Armadas da Ucrânia, o inimigo sofreu grandes baixas, com até 30 pessoas mortas. Infelizmente, no combate com os ocupantes, dois soldados ucranianos morreram", disse.

O porta-voz também acusou os rebeldes pró-Rússia de disparar mais de 80 vezes contra posições governistas em Mariupol e outras 13 nas proximidades de Donetsk e Gorlovka, controladas pelos separatistas.

Por outro lado, as autoridades da autoproclamada República Popular de Donetsk denunciaram 37 ataques com morteiros por parte de militares ucranianos.

Quase um ano depois da assinatura dos acordos de paz de Minsk, as forças de Kiev e os separatistas mostram incapacidade para manter o cessar-fogo, apesar das várias tréguas declaradas durante os diálogos do chamado Grupo de Contato para a Ucrânia, único fórum de negociação direta entre as partes em conflito.

A Rússia e os rebeldes acusam a Ucrânia de se negar a aplicar a parte política dos acordos: reforma constitucional, descentralização, anistia e concessão de status especial às zonas controladas pelos separatistas. Por outro lado, Kiev se nega a reconhecer a legitimidade das autoridades pró-Rússia e exige que Moscou retire seus soldados do leste da Ucrânia.

De acordo com o último levantamento da ONU, mais de 9 mil pessoas, entre soldados e civis, morreram nos quase dois anos de duração do conflito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos