Eleitores de 5 estados vão às urnas em nova rodada de primárias nos EUA

Washington, 5 mar (EFE).- Eleitores de cinco estados americanos vão às urnas neste sábado para escolher quais serão os candidatos indicados por democratas e republicanos no pleito presidencial de novembro, uma rodada na qual Hillary Clinton e Donald Trump, em alta pelas vitórias na "Super Terça", buscarão consolidar os recentes triunfos nas primárias de seus partidos.

No Kansas e na Louisiana, os eleitores poderão escolher entre os pré-candidatos de ambas as legendas. No Nebraska, apenas os democratas vão às urnas, enquanto Kentucky e Maine decidem apenas pelo representante republicano na disputa pela Casa Branca.

Exceto na Louisiana, onde serão realizadas eleições primárias, os outros quatro estados decidirão suas preferências através de caucus, assembleias populares que costumam beneficiar candidatos que despertam mais entusiasmo na base dos partidos, como ocorre com Bernie Sanders, senador por Vermont, no lado democrata.

Hillary venceu sete dos 11 estados em disputa na "Super Terça", consolidando assim a liderança contra Sanders, seu único rival na disputa, que obteve quatro vitórias.

A ex-secretária de Estado é a grande favorita na Louisiana, onde espera confirmar seu arrassador desempenho entre os afro-americanos, como ocorreu em outros estados do sul do país.

No Kansas e no Nebraska há poucas pesquisas confiáveis, mas os simpatizantes de Sanders confiam que esses estados votem de forma similar a Colorado e Oklahoma, ambos vencidos pelo senador na "Super Terça", devido a proximidade entre eles.

Pelo lado republicano, os três rivais que restam a Trump tentarão conter o avanço do magnata rumo à indicação do partido, depois das sete vitórias conquistadas pelo empresário na "Super Terça".

As poucas pesquisas disponíveis no Kansas indicam uma nova vitória de Trump, mas Ted Cruz, senador pelo Texas e mais conservador que o adversário, pode surpreender, já que um terço da população do estado é evangélica.

No Kentucky, que realiza pela primeira vez um caucus em vez de eleições primárias, Trump é o favorito de acordo com a última pesquisa, seguido pelo senador Marco Rubio, o candidato preferido pela cúpula do partido.

Trump também lidera, com uma grande vantagem, as pesquisas na Louisiana, seguido por Cruz. No Maine, não há pesquisas disponíveis, mas o magnata é apoiado pelo governador do estado, Paul LePage.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos