Filipinas apreende navio norte-coreano após sanções da ONU

Manila, 5 mar (EFE).- As autoridades das Filipinas confiscaram um navio cargueiro norte-coreano atracado em um porto do país por causa das novas sanções impostas ao regime comunista pela ONU por seus últimos testes nucleares e de mísseis, informaram neste sábado fontes oficiais.

O Jin Teng, de 6.830 toneladas, foi inspecionado na quinta-feira pela guarda costeira filipina no porto de Subic, a oeste da capital Manila, horas depois que o Conselho de Segurança obrigou que todos os carregamentos com origem e destino na Coreia do Norte fossem inspecionados no mundo todo.

O chefe de Comunicações da presidência das Filipinas, Manuel Quezón, disse hoje à emissora estatal "dzRB" que o governo filipino decidiu apreender o cargueiro e impedir que zarpasse do porto, e acrescentou que sua tripulação será deportada.

"Todo o mundo se viu afetado pelo que ocorre na Coreia do Norte devido a seu programa de armas nucleares". "Como país-membro da ONU, temos a obrigação de aderir às sanções", disse Quezón.

O responsável de Comunicações também informou que o governo filipino está à espera da chegada de uma equipe das Nações Unidas que inspecionará a embarcação.

Os 15 integrantes do Conselho de Segurança aprovaram por unanimidade uma resolução, negociada durante semanas entre os Estados Unidos e a China, que impõe sérias limitações ao comércio com a Coreia do Norte.

A resolução prevê, entre outras medidas, um embargo total à venda de armas leves e novas sanções financeiras contra bancos e ativos norte-coreanos.

Além disso, pela primeira vez, inclui sanções a diferentes setores econômicos, que limitarão e, em alguns casos, proibirão a Coreia do Norte de exportar matérias-primas como carvão, ferro, ouro, titânio e metais de terras raras.

Também proíbe a venda de combustível para aviões e foguetes ao país e sanções sobre vários indivíduos e entidades norte-coreanas.

O Jin Teng é propriedade da Golden Soar Development, uma companhia baseada em Hong Kong.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos