Jihadistas recuperam controle de passagem fronteiriça entre Síria e Iraque

Cairo, 5 mar (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) recuperou neste sábado o controle da passagem fronteiriça entre Síriao e Iraque de Al Tanaf, depois que ontem à noite o local caiu em mãos de facções rebeldes e islamitas rivais, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os jihadistas retomaram o controle de Al Tanaf em uma contra-ofensiva que derivou em intensos combates com os grupos insurgentes e islamitas da cidade de Al Qalamun, localizada no sudeste da província central síria de Homs.

Al Tanaf tinha caído em mãos dessas facções rebeldes, que entraram desde a região de Mahruza, na Jordânia, na fronteira com a Síria, informou o Observatório.

Além disso, o Observatório lembrou que os combatentes do EI não podem ocorrer de maneira permanente em Al Tanaf devido aos ataques aéreos de aviões de combate, que acredita-se procedem da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.

O EI tinha conseguido em 22 de maio de 2015 tomar o controle desta passagem, situada na fronteira síria-iraquiana, depois que as tropas do regime sírio a abandonaram.

Com sua retirada, o Exército sírio perdeu o último de seus postos fronteiriços com o Iraque, enquanto o EI ainda controla o de Al Bukamal, na província de Deir ez Zor, que faz ligação com a passagem fronteiriça iraquiana de Al Qaim.

Em 27 de fevereiro entrou em vigor um cessar-fogo na Síria estipulado entre Rússia e Estados Unidos, e aceito pelo governo e os rebeldes, embora rejeitado pelos grupos terroristas Estado Islâmico e Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda.

Devido à rejeição, a cessação de hostilidades -que, apesar da queda dos ataques foi violado em várias ocasiões- não impera nos territórios controlados por essas organizações extremistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos