Marco Rubio apela ao "compromisso" de republicanos com o futuro dos EUA

Miami, 5 mar (EFE).- O senador cubano-americano Marco Rubio, pré-candidato republicano para as eleições de novembro, apelou neste sábado para o compromisso dos eleitores deste partido com o futuro dos Estados Unidos, em um pleito no qual está em jogo o "futuro do conservadorismo", afirmou.

Em um comício realizado na cidade de Jacksonville, no norte da Flórida, Rubio evidenciou que as eleições deste ano serão as "mais importantes" de sua geração.

"O que temos que escolher agora é que tipo de país que queremos que os Estados Unidos sejam no novo século", advertiu seus simpatizantes durante o ato de campanha realizado em um auditório desta cidade, par cerca de 300 pessoas.

O senador pela Flórida afirmou que se os republicanos perderem estas eleições se alimentaria a corrente que representa o pré-candidato democrata Bernie Sanders, de cunho socialista, e acrescentou que o país está seguindo "a direção equivocada".

Rubio fez seu ato de campanha durante um dia no qual os republicanos participam de eleições primárias ou caucus no Kansas, onde segundo as últimas projeções Ted Cruz venceu, além de na Louisiana, no Kentucky e no Maine.

O pré-candidato presidencial, terceiro nas intenções de voto no Partido Republicano, agradeceu os veteranos de Guerra e disse que a despesa militar não é uma causa da dívida econômica dos EUA.

"Em meu primeiro dia no escritório (Casa Branca) vou revogar cada uma das ações executivas ilegais de Barack Obama", afirmou o senador, opinando que embora o caminho para ficar com a indicação republicana pareça "longo e difícil", isso não significa que não possa ser o vencedor.

Rubio se referiu ao magnata Donald Trump, primeiro às pesquisas e que ao mesmo tempo realizava um comício na cidade de Orlando, quando disse que "o conservadorismo não consiste em gritar".

Pouco antes de seu discurso, o prefeito desta cidade, Lenny Curry, aproveitou o comício para tornar público seu apoio a Rubio, após o qual subiu ao palanque a governadora do Novo México, Susana Martínez, que esta semana também divulgou seu voto de confiança para o senador cubano-americano.

Rubio ficou segundo em uma pesquisa informal da maior reunião anual de ativistas conservadores do país, a Conferência Conservadora de Ação Política (CPAC), na qual o senador pelo Texas Ted Cruz foi o preferido dos participantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos