Principal aliança de oposição na Síria elege novo presidente

Cairo, 5 mar (EFE).- A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança da oposição no país, elegeu neste sábado Anis al Abda como novo presidente, em substituição a Khaled Joia.

Em comunicado, a organização afirmou que foram designados como vice-presidentes Mouwafak Nirbia, Abdelhakim Bashar e Samira Musalema. Já Abdelila Wahhab al Fahd assume como secretário-geral.

Anas al Abda nasceu em Damasco em 1967 e se formou em Geologia na Universidade de Yarmouk, na Jordânia. Depois de conseguir um mestrado em Geofísica, ele mudou para o Reino Unido, onde trabalhou no setor de gestão de tecnologia da informação.

Em Londres, Al Abda fundou o Movimento Justiça e Construção, um grupo de oposição ao regime do presidente da Síria, Bashar al Assad. Depois, trabalhou pela unificação da oposição e é cofundador do Conselho Nacional Sírio e membro de seu secretariado.

Al Abda chega ao posto de presidente da CNFROS quatro dias antes do início de novas negociações de paz para o conflito sírio, marcadas para a próxima quarta-feira, em Genebra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos