Ted Cruz vence caucus republicano do Maine

Washington, 5 mar (EFE).- O senador pelo Texas Ted Cruz venceu neste sábado o empresário Donald Trump no caucus republicano no Maine, onde estão em jogo 23 delegados para escolher em julho o candidato do partido à Presidência dos Estados Unidos.

O Partido Republicano do Maine anunciou que Cruz obteve 45,84% dos votos, frente a 32,5% do magnata Donald Trump, com John Kasich e Marco Rubio em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Esta é a segunda vitória deste sábado para Cruz, após ganhar também o caucus do Kansas, e a sexta que obtém nas primárias republicanas, depois de Iowa, Texas, Oklahoma e Alasca.

O senador pelo Texas ficará com 12 dos 23 delegados do Kansas, contra os nove de Trump e os dois de Kasich.

Rubio, por sua vez, acumulou cerca de 8% dos votos e não chegou ao mínimo de 10% necessários para entrar na divisão de delegados no estado.

Trump tinha esperanças no Maine, visto que em fevereiro venceu confortavelmente no vizinho New Hampshire e tinha recebido o apoio do governador republicano do estado que votou hoje, Paul LePage.

Cruz se mostrou vitorioso depois do resultado no Kansas e previu outra vitória no Maine, reivindicando sua campanha como a única alternativa viável a Trump.

"O que tem que acontecer agora é que haja cada vez menos candidatos", afirmou em um comício em Idaho, em referência a Rubio e Kasich.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos