Egito acusa Hamas e Irmandade Muçulmana de assassinar procurador-geral

Cairo, 6 mar (EFE).- O ministro do Interior, Magdi Abdelgafar, acusou neste domingo o movimento islamita Hamas e o egípcio da Irmandade Muçulmana de planejar e executar o assassinato do procurador-geral Hisham Barakat, em 29 de junho de 2015.

Abdelgafar, que anunciou em entrevista coletiva a detenção de 14 pessoas supostamente envolvidas no atentado no qual Barakat morreu, disse que o Hamas planejou e ofereceu formação aos executores do atentado, no qual, segundo o ministro, foram usados 80 quilogramas de explosivos.

"Dirigentes da Irmandade foragidos à Turquia e seus colaboradores em Gaza (Hamas) planejaram o assassinato de Hizham Barakat", disse o ministro em um discurso perante os meios de comunicação na qual também foram apresentadas as confissões de três jovens que asseguraram ter participado do fato.

Estas três pessoas asseguraram ser os executores do atentado, assim como ter recebido instruções do antigo porta-voz do Ministério da Saúde egípcio, Yehia Moussa, membro da Irmandade Muçulmana e exilado na Turquia.

O ministro indicou que o Egito tomará as medidas cabíveis para deter os integrantes de ambos grupos islamitas supostamente envolvido no ocorrido e que se encontram fora do país.

Abdelgafar, que insistiu que Egito enfrenta uma "conspiração imensa", quis esclarecer que a "questão palestina" está separada das atuações dos membros do Hamas.

Barakat, que tinha 65 anos no momento de sua morte, foi nomeado para o posto em julho de 2013, depois da derrocada militar do presidente Mohammed Mursi, e tinha apresentado levado a justiça milhares de islamitas em seus dois anos no cargo.

Os atentados aumentaram no Egito desde o golpe militar contra Mursi, dirigente da Irmandade Muçulmana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos