Otan amplia suas tarefas no Mar Egeu a águas territoriais turcas e gregas

Bruxelas, 6 mar (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse neste domingo que os navios da Aliança efetuam tarefas de vigilância no mar Egeu contra as máfias de imigrantes e anunciou que suas atividades serão ampliadas a águas territoriais turcas e gregas.

Os comandantes da Otan responsáveis da missão definiram hoje a área de atividade dos navios da Aliança Atlântica em estreita colaboração e coordenação com a Grécia e Turquia, e seu trabalho em águas territoriais será realizado em consulta com ambos aliados, indicou Stoltenberg em comunicado.

"O propósito do desdobramento da Otan não é conter ou devolver navios com imigrantes, mas ajudar os aliados Grécia e Turquia, assim como a União Europeia (UE), em seus esforços para lutar contra o tráfico humano e redes de delinquentes que estão encorajando esta crise" de refugiados, afirmou.

O comando marítimo da Otan também acordou com a agência de fronteiras exteriores da UE, Frontex, as regras em nível operacional e tático, explicou o secretário-geral da Aliança.

Dessa maneira, ambas organizações poderão intercambiar pessoal e compartilhar informação a tempo real, a fim de permitir à Frontex, mas também à Grécia e Turquia, "tomar medidas em tempo real", recalcou Stoltenberg.

"Isto é um excelente exemplo de como a Otan e a UE podem trabalhar juntas para fazer frente a desafios comuns", recalcou Stoltenberg, que se congratulou pelo fato de que a Aliança tenha conseguido finalizar as regras em "tão pouco tempo".

"Nesta crise, o tempo é essencial e a cooperação chave", disse o secretário-geral da Otan um dia antes da cúpula que a UE realizará com a Turquia para dar um impulso ao plano de ação conjunto para conter a chegada de refugiados a território comunitário.

Aproveitando sua presença em Bruxelas por ocasião da cúpula, Stoltenberg se reunirá amanhã com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, para abordar essa cooperação, entre outros assuntos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos