Trump vence caucus no Kentucky

Washington, 5 mar (EFE).- O empresário Donald Trump somou neste sábado sua segunda vitória do dia no caucus republicano de Kentucky, após ter ganhado as primárias da Louisiana, segundo as projeções dos principais veículos de comunicação do Estados Unidos.

Com a vitória em Louisiana e Kentucky, Trump contrapõe as vitórias do senador Ted Cruz nos caucuses de Kansas e Maine.

Em Kentucky, com 84% dos centros de votação apurados, Trump tem 35% dos votos, contra 31,4% de Cruz, enquanto mais longe ficaram o senador pela Flórida Marco Rubio (17%), e o governador de Ohio, John Kasich (15%).

Deste modo, Trump leva a maioria dos 46 delegados em disputa em Kentucky, os mesmos que havia em jogo na Louisiana, e que estarão entre os que vão escolher o candidato à Presidência do partido na convenção que será realizada em julho em Ohio.

Com estas duas novas vitórias, o empresário nova-iorquino ganhou até o momento em 12 estados, Cruz em seis e o senador Marco Rubio em somente um, Minnesota.

Trump chegou a esta jornada eleitoral com 347 delegados, contra 267 de Cruz, que pediu aos outros dois adversários, Rubio (116 delegados) e Kasich (28), que se retirem da disputa.

Os republicanos votarão neste domingo nas primárias de Porto Rico, nas quais só há em jogo 23 delegados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos