Ataque suicida em tribunal do Paquistão deixa 14 mortos

Islamabad, 7 mar (EFE).- Pelo menos 14 pessoas morreram e 26 ficaram feridas nesta segunda-feira em um ataque suicida na entrada de um tribunal no norte do Paquistão, atentado reivindicado pelos talibãs como vingança pela execução de um islamita, informaram à Agência Efe fontes da polícia.

O suicida disparou vários tiros e explodiu as bombas que levava quando foi interceptado por agentes de segurança ao tentar entrar nesta manhã no tribunal da cidade de Shabqadar, disse o policial-chefe Sohail Khaild. O grupo Jamaat-ul-Ahrar (JuA), facção organização Tehrik-e-Taliban Pakistan, reivindicou o ataque e disse que foi realizado em resposta à execução na semana passada de Mumtaz Qadri, condenado à morte pelo assassinato confesso de um político paquistanês contrário à controversa lei anti-blasfêmia de 2011.

"Os tribunais paquistaneses são nosso alvo porque seus veredictos são contrários às leis de Deus. Este ataque foi realizado para vingar a execução de Mumtaz Qadri", afirmou o porta-voz do grupo insurgente Ehsanullah Ehsan em comunicado recebido pela Efe.

Ehsan advertiu que os talibãs continuarão atacando tribunais e "outras instituições infiéis".

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o ataque de hoje e ofereceu, em comunicado, suas condolências às famílias das vítimas.

O distrito de Charsadda, onde está situada Shabqadar na província tribal de Khyber Pakhtunkhwa, sofreu em janeiro um brutal ataque insurgente contra a Universidade Bacha Khan no qual 25 pessoas morreram.

Apesar disso, o número de ataques contra as forças de segurança e os atentados diminuiu consideravelmente desde que o exército lançou uma operação ainda em andamento nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber. Nessa ação, 3.500 insurgentes morreram, segundo o exército.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos