Governo saudita aprova acordo de cooperação nuclear com Rússia

Riad, 7 mar (EFE).- O governo da Arábia Saudita aprovou nesta segunda-feira um convênio de cooperação com a Rússia em energia nuclear para usos pacíficos, assinado em São Petersburgo em junho do ano passado.

Segundo um comunicado divulgado pela agência oficial "SPA", a decisão foi tomada depois de o acordo ter sido aceito mês passado pelo Conselho da Shura, um órgão de caráter consultivo.

O presidente da Cidade para a Energia Atômica e Renovável, Hashim Yamani também recomendou ao rei Abdullah a aprovação do convênio.

Este foi o primeiro acordo da história das relações entre Moscou e Riad para estabelecer os fundamentos jurídicos para a cooperação nas atividades relacionadas à energia nuclear.

Ele estipula a cooperação na construção e na exploração de usinas nucleares, a manutenção destas instalações, a reciclagem de material radioativo e a produção de radioisótopos para seu uso civil.

Também prevê a formação de especialistas em energia nuclear e a criação de um conselho de coordenação e de grupos de trabalho para estudar e executar projetos concretos e trocar informação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos