Presidente eslovaco encomendará a Fico formação de novo governo

Praga, 7 mar (EFE).- O presidente da Eslováquia, Andrej Kiska, anunciou nesta segunda-feira que encomendará ao primeiro-ministro interino, o social-democrata Robert Fico, a formação do novo Executivo após o pleito legislativo de sábado.

O país ex-comunista enfrenta um futuro político incerto após as eleições que deixaram o governante partido Smer como o mais votado com 49 das 150 cadeiras do parlamento eslovaco, o que lhe obriga formar uma coalizão com pelo menos dois outros partidos.

Kiska se reunirá hoje mesmo com os líderes dos partidos parlamentares, embora tenha excluído explicitamente de seu contatos Marian Kotleba, líder do LSNS com antecedentes neonazistas.

Além disso, Fico participa hoje em Bruxelas da cúpula da UE com a Turquia para analisar a crise migratória, por isso que se encontrará amanhã com o chefe de Estado.

O primeiro-ministro interino deverá negociar com um bloco opositor de centro-direita muito fragmentado, que necessitaria da confluência de pelo menos cinco formações para ter a maioria do Conselho Nacional.

Atrás de seu partido, o Smer, ficou o partido liberal SaS com 21 deputados, a coalizão OLaNo-Nova com 19 deputados, os nacionalistas do SNS com 15 deputados e os extremistas de direitas do LSNS com 14 deputados.

Também entrou no parlamento outro partido nacionalista, o Sme Rodina (Somos Família) com 11 deputados, além do eslovaco-húngaro moderado Most-Hid, com 11 deputados e do conservador "Siet" (La Red), com 10 deputados.

Apesar da grande vantagem do Smer sobre as demais formações políticas, o partido sofreu no sábado um duro revés eleitoral ao perder 16 pontos percentuais e com isso a maioria absoluta que tinha até agora.

Assim que o candidato a formar governo proponha ao presidente eslovaco os membros de seu Executivo, este deverá concorrer ao voto de posse em um prazo máximo de 30 dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos