Rubio reduz diferença para Trump na Flórida, segundo nova pesquisa

Miami, 7 mar (EFE).- O senador pela Flórida e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido Republicano Marco Rubio, reduziu para oito pontos a diferença para Donald Trump nas pesquisas de intenção de voto na eleição primária deste estado, que vai acontecer no próximo dia 15.

A pesquisa da Universidade de Monmouth, em Nova Jersey, aponta que Trump conseguirá 38% dos votos dos eleitores do partido na Flórida que vão participar da prévia, contra 30% de Rubio, que está em terceiro lugar na disputa pela indicação da legenda em número de delegados já obtidos, atrás do magnata e do senador pelo Texas Ted Cruz.

O senador pela Flórida, que só ganhou em Minnesota e Porto Rico, enfrenta a pressão de ganhar em seu estado natal para manter viva sua campanha, como ocorreu com Cruz, que ganhou no Texas na jornada de primárias conhecida como Super Terça, na qual mais de dez estados foram às urnas.

"Rubio não teria uma clara vitória em uma disputa direta com Trump", explicou Patrick Murray, diretor do instituto de pesquisas da Universidade de Monmouth.

Murray explicou que em uma eventual disputa direta entre ambos na Flórida, onde estão em jogo 99 delegados, Trump ganharia de Rubio por 2 pontos (47% a 45%).

Trump somou até o momento 382 delegados, quase um terço dos 1.237 necessários para se garantir como candidato à presidência pelo partido na convenção que será realizada em julho em Cleveland.

Logo atrás de Trump está Cruz, com 300 delegados, e mais distante aparece Rubio (128 delegados) e John Kasich (34).

Na pesquisa da Universidade de Monmouth para a primária da Flórida, Cruz ficaria com 18%, e o governador de Ohio obteria 10% dos votos.

A pesquisa foi realizada com entrevistas por telefone de 3 a 6 de março com 403 eleitores do partido Republicano e tem margem de erro de 4,9% para mais ou para menos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos