Ex-chefe de governo espanhol diz que "século XXI será o século das mulheres"

São Paulo, 8 mar (EFE).- O ex-presidente do governo da Espanha Felipe González afirmou nesta terça-feira, em São Paulo, onde assumirá nesta semana a titularidade da Cátedra Ibero-Americana José Bonifácio, que o "século XXI será o século das mulheres".

O ex-presidente, que governou entre 1982 e 1996, afirmou em uma conferência na Universidade de São Paulo (USP), que coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, que "elas terão um papel cada vez maior na atual sociedade do conhecimento".

"Não é tanto uma questão de igualdade de direitos, mas sim de inteligência para compreender a realidade na qual vivemos. Aqueles países que não entenderem, fracassarão", disse González.

"O rendimento das mulheres é maior do que sua porcentagem de participação nos estudos, não só porque a discriminação por sexo seja injusta. Na sociedade do conhecimento ela é, além disso, estúpida e não leva em conta a variável estratégica que a formação representa", completou o ex-presidente do governo da Espanha.

González também afirmou que, pela primeira vez, a educação é o único fator que garantirá uma capacidade de resposta e adaptação às mudanças que estão ocorrendo. "Sempre pedidos às universidades que antecipem o futuro e não só relatem o passado. Agora devemos pedir, além disso, que nos treine para um futuro incerto, estimulando a criatividade, a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento".

O ex-presidente do governo da Espanha chegou ontem ao Brasil, onde na quinta-feira tomará posse de uma cátedra que antes teve como titulares Ricardo Lagos, ex-presidente do Chile, Enrique Iglesias, ex-secretário-geral ibero-americano, e a escritora brasileira Nélida Pinõn, vencedora do prêmio Príncipe de Astúrias de Letras.

No seu primeiro dia no Brasil, González se reuniu com o reitor da USP, Marco Antonio Zago, e, acompanhado por Nélida, participou de um grupo de trabalho para planejar algumas das atividades acadêmicas que serão organizadas na USP ao longo desta semana.

Amanhã, o ex-presidente do governo ministrará uma aula na USP e, na sexta-feira, retorna à Espanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos