Irmão de Jeb Bush entra na equipe financeira da campanha de Ted Cruz

Washington, 8 mar (EFE).- Neil Bush, empresário e irmão do ex-candidato republicano Jeb Bush, entrou nesta terça-feira, junto com sua esposa, na equipe financeira da campanha de Ted Cruz, o que representa uma nova má notícia para Marco Rubio, senador pela Flórida, terceiro colocado nas eleições primárias para a indicação do partido para a presidência dos Estados Unidos.

A campanha de Cruz anunciou hoje os 13 novos nomes de sua equipe, entre os quais estão republicanos que tinham apoiado Bush, Rand Paul, Rick Perry, que já abandonaram a corrida pela Casa Branca, e também o próprio Rubio, que segue nas eleições primárias.

Resta saber se a família Bush, que ainda conta ex-presidentes George H.W. Bush e George W.Bush, seguirá os passos dados por Neil depois de Jeb ter retirado a candidatura após ter obtido resultados muito ruins nas primárias republicanas.

Cruz, após suas vitórias sobre Donald Trump, líder até o momento, no sábado, pediu ao partido que se una em torno dele. Esse apoio, porém, é algo de difícil digestão para republicanos moderados como Jeb, que preferem se distanciar das posturas ultraconservadoras de um senador que cresceu junto com o "Tea Party".

Jeb, considerado mentor político de Rubio, evitou até o momento dar seu apoio público ao senador nas cruciais primárias da Flórida, marcadas para a próxima terça-feira.

Jeb e Rubio chegaram a trocar farpas nos debates das primárias, mas fontes ligadas ao ex-governador afirmaram recentemente à imprensa americana que ele ainda considera apoiar o senador, sobretudo se isso contribuir para conter o avanço de Trump.

O apoio de Bush, que concluiu seu segundo mandato como governador em 2007 com 64% de aprovação, poderia dar um fôlego extra a Rubio no estado, onde Trump lidera as últimas pesquisas.

Uma derrota na Flórida, onde o vitorioso leva todos os 99 delegados em jogo, poderia representar o fim da campanha de Rubio, candidato defendido pelos setores tradicionais do Partido Republicano após a saída de Jeb como a única alternativa para impedir a vitória de Trump. Cruz, porém, supera o adversário em número de triunfos e delegados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos