Pesquisa indica vitórias de Hillary e Trump nas primárias de Illinois

Washington, 8 mar (EFE).- O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton vencerão as primárias de Illinois na próxima terça-feira, que em que cinco estados-chave para o resultado final pela indicação à Casa Branca vão as urnas, indicou uma pesquisa publicada nesta terça-feira pelo jornal "Chicago Tribune".

Trump tem uma vantagem de 10 pontos percentuais para o senador Ted Cruz, segundo colocado, enquanto Hillary supera em seu estado natal o também senador Bernie Sanders por 42 pontos percentuais.

Illinois é um dos cinco estados que vai às urnas na rodada de primárias da próxima terça-feira, considerada como definitiva tanto pelo número de delegados em jogo como pela possibilidade de o governador de Ohio, John Kasich, e Marco Rubio, senador pela Flórida, deixarem a corrida caso percam em seus redutos eleitorais.

Em Illinois, considerado como um estado progressista, possui 69 delegados republicanos e 182 democratas. Trump conta com 32% de apoio, seguido de Cruz, com 22%, Rubio, com 21%, e Kasich, com 18%. Já Hillary, que nasceu em um subúrbio de Chicago, tem 67% da preferência do eleitorado contra 25% de Sanders, indica a pesquisa.

A pesquisa, elaborada entre os dias 2 e 6 de março, com uma margem de erro de 4,1 pontos percentuais, além disso, revela que 64% dos republicanos estão satisfeitos com as opções de candidatos que têm para votar. O índice cresce para 83% entre os democratas.

A rodada de primárias desta terça-feira também é muito importante para os postulantes à Casa Branca. Ambos os partidos realizam hoje prévias em Michigan (59 delegados republicanos e 147 democratas) e no Mississipi (40 e 41 delegados, respectivamente), onde as pesquisas indicam novas vitórias de Trump e Clinton.

Os republicanos também vão às urnas em Idaho (32 delegados), onde também está previsto um triunfo de Trump, e no caucus do Havaí (19 delegados), onde não há pesquisas recentes.

Hillary já tem 1.130 delegados dos 2.383 necessários para garantir a indicação, entre eles os 458 "superdelegados", funcionários eleitos do partido. Sanders conquistou 499 delegados, entre eles apenas 22 "superdelegados".

No lado republicano, Trump lidera com 384, à frente de Cruz, com 300, Rubio, com 151, e Kasich, com somente 37, dos 1.237 requeridos para ser o indicado do partido na corrida presidencial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos