Trump vence primárias do Partido Republicano em Michigan

Washington, 8 mar (EFE).- O magnata do setor imobiliário e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, foi o vencedor nesta terça-feira das eleições primárias do Partido Republicano realizadas em Michigan, o estado mais cobiçado da noite, segundo as projeções dos principais meios de comunicação americanos.

Assim, Trump conseguiu a maioria dos 59 delegados em disputa nesse estado, símbolo do antigo apogeu industrial do país, que entrou em declínio com a desindustrialização, e onde as pesquisas já indicavam uma grande vantagem para o bilionário frente a seus rivais.

A vitória em Michigan era considerada imprescindível para que o magnata nova-iorquino se mantivesse, perante a opinião pública, como o único candidato com possibilidades reais de chegar à convenção do partido em julho com os 1.237 delegados necessários para obter a indicação do partido na corrida presidencial.

Além de Michigan, Trump também venceu hoje no Mississipi, no sul do país, onde conseguiu 40 delegados. Com isso, o magnata saiu vitorioso nos dois estados que distribuíam a maior parte dos delegados nesta terça-feira.

Além de Michigan e Mississipi, os republicanos também votam hoje em Idaho e Havaí, onde estão em jogo 32 e 19 delegados, respectivamente.

Já no Partido Democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ganhou por ampla margem sobre seu rival, o senador Bernie Sanders, nas primárias do Mississipi, onde contava com grande vantagem nas pesquisas devido ao apoio da população afro-americana, que representa aproximadamente 40% dos moradores desse estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos