Aston Martin personalizado para rainha Elizabeth vai a leilão

Londres, 9 mar (EFE).- Um Aston Martin do duque de Edimburgo que recebeu um espelho adicional para que a rainha Elizabeth II pudesse dar uma olhada em seus chapéus será colocado à venda pela primeira vez em quase 40 anos, informou a casa de leilões H&H.

A expectativa é conseguir entre 350 mil e 450 mil libras (entre cerca de R$ 1,85 milhão e R$ 2,4 milhões), acrescentou a casa de leilões de Cheshire, no noroeste da Inglaterra.

O carro, que custará até três vezes mais do que o preço de um Aston Martin novo, foi fabricado em 1954 a pedido do duque de Edimburgo, que o usou durante sete anos.

O modelo, com estofado de couro cinza e acabamento verde, foi modificado com a inclusão do espelho extra para a rainha e um rádio-telefone que permitia ao consorte da soberana ligar para o palácio de Buckingham e falar com seus filhos. Phillip tinha o hábito de disfarçar a voz para brincar com as então crianças Charles e Anne.

Apesar de o espelho ainda fazer parte do veículo, só restaram do sistema telefônico a antena e o botão de acionamento.

O luxuoso veículo tornou-se o primeiro Aston Martin a ter autorização real, o que significava na prática que a companhia podia anunciar que prestava serviços à família real.

Até 1961, o duque de Edimburgo utilizou o carro para levar seu filho ao colégio e para ir até o Crowday Park, um clube de polo no sul da Inglaterra.

Além disso, o carro foi visto durante os Jogos Olímpicos de Melbourne em 1956 e foi levado a bordo do iate real Britannia durante uma viagem pelos países da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth) em 1956 e 1957.

O automóvel, com 80 mil quilômetros percorridos, será leiloado em 20 de abril no Museu Imperial de Guerra de Duxford, no leste da Inglaterra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos