Forças especiais estrangeiras matam 15 integrantes do Al-Shabab na Somália

Mogadíscio, 9 mar (EFE).- Forças especiais estrangeiras atacaram uma base militar do grupo terrorista Al-Shabab na cidade de Awdhegle, 50 quilômetros ao oeste da capital, Mogadíscio, e mataram 15 milicianos, informaram nesta quarta-feira à Agência Efe fontes do governo.

A ofensiva, realizado ontem à noite com dois helicópteros que transportaram os comandos até Awdhegle, ainda não foi reivindicada, embora os Estados Unidos e a França sejam dois dos países com maior presença de forças especiais na Somália.

"Ontem pela noite houve uma operação das forças especiais ao redor de Awdhegle", explicou à imprensa o prefeito de Awdhegle, Mohamed Aweys Abukar, que está perto da cidade, apesar de ela estar sob o controle dos islamitas.

Um porta-voz do Al-Shabab, Abdiasis Abu Muscab, confirmou o ataque e a presença de operações estrangeiras - sem precisar a nacionalidade -, mas afirmou que seu grupo conseguiu repelir os soldados.

Nos últimos anos, forças especiais de vários países realizaram incursões em solo somali, normalmente para libertar a reféns.

No último fim de semana, os Estados Unidos mataram 150 milicianos em um ataque aéreo contra um campo de treinamento do Al-Shabab em Raso, a 195 quilômetros ao norte de Mogadíscio, informou o Pentágono.

Desde o começo do ano, o número de ataques aéreos contra o grupo islamita aumentou de forma significativa. Em resposta, o Al-Shabab também intensificou seus atentados contra a população civil.

Hoje mais cedo, um atentado com carro-bomba em frente de uma delegacia de polícia matou pelo menos a cinco pessoas.

O Al Shabab, que aderiu formalmente à Al Qaeda em 2012, luta contra o Exército da Somália e as forças da Missão da União Africana (AMISOM) para instaurar um Estado islâmico no país. Atualmente, controla grandes regiões no sul do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos