Macedônia fecha oficialmente fronteira com a Grécia

Macedônia fecha oficialmente fronteira com a Grécia

Skopje, 9 mar (EFE).- A Macedônia anunciou nesta quarta-feira que fechou oficialmente sua fronteira com a Grécia após passar os últimos dois dias impedindo os refugiados de atravessá-la.

O ministro do Interior macedônio, Oliver Spasovski, garantiu que nenhum migrante cruza na direção seu país desde ontem, enquanto a agência "MIA" informou que não recebeu ninguém no centro de amparo de Gevgelija nas últimas 50 horas. Esta decisão foi tomada depois de Eslovênia, Croácia e Sérvia começarem hoje a aplicar restrições na fronteira para restaurar a legislação Schengen, o que representa o fechamento efetivo da rota dos Bálcãs para os refugiados.

A Grécia já tem em seu território 36 mil refugiados retidos pelas restrições de entrada que a Macedônia vem impondo nos últimos meses. O país já tinha proibido a passagem de todos os que são considerados migrantes econômicos, depois proibiu a entrada de afegãos até determinar que não entrariam sírios e iraquianos que não procedessem de zonas de combate.

De acordo com a rede de TV pública "RTS", nenhum refugiado vindo da Macedônia entrou na Sérvia nas últimas 48 horas. Ainda conforme a emissora, na fronteira Macedônia/Sérvia não há refugiados e o centro de amparo de Presevo não fez novos registros nos último dois dias. EFE

ate-ov/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos