ONU confirma que negociações de paz sírias essenciais começam na 2ª feira

Genebra, 9 mar (EFE).- O mediador da ONU nas negociações de paz para a Síria, Staffan de Mistura, confirmou nesta quarta-feira que na próxima segunda-feira iniciará as "conversas essenciais" com as delegações do governo e da oposição sobre um governo de transição, uma nova constituição e eleições gerais em 18 meses.

Mistura negou que o cessar-fogo, em vigor na Síria desde o dia 27 de fevereiro, vá terminar nesta sexta-feira à meia-noite, e afirmou que, "do ponto de vista da ONU, é uma cessação de hostilidades indefinida".

Ele sustentou que as negociações se centrarão em encontrar "uma solução política" ao conflito sírio e não em questões relativas à cessação das hostilidades nem ao acesso humanitário.

Estes temas "não serão abordados, em teoria, durante as conversas de paz porque a solução (ao conflito sírio) é uma transição política, embora mais ajuda humanitária e uma cessação das hostilidades sustentável podem fazê-la mais crível", reconheceu Mistura.

Sobre a duração das consultas, o mediador antecipou que "não passarão de 24 de março".

As negociações entrarão nesse dia em um recesso que poderá ser de uma semana a dez dias para que cada delegação realize consultas internas e com os grupos que representam, especialmente a opositora, para voltar a se reunirem entre sete e 10 dias depois.

O processo de consultas começa hoje, acrescentou o mediador, com a chegada a Genebra de colaboradores da ONU envolvidos na resposta ao conflito na Síria.

Os representantes da ONU apoiarão o processo de consultas políticas entre o governo e a oposição na Síria, assim como o trabalho dos grupos criados para organizar a chegada da ajuda humanitária à população sob cerco militar, e para supervisionar a cessação das hostilidades.

Mistura acrescentou que outros colaboradores da ONU que chegarão entre hoje e o fim de semana a Genebra se incorporarão ao centro de operações de onde Estados Unidos, Rússia e a própria organização internacional monitoram o cumprimento do cessar- fogo. EFE

is/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos