Rubio perderá chance de fazer "algo grande" com derrota na Flórida, diz Trump

Washington, 9 mar (EFE).- O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta quarta-feira que, se o senador Marco Rubio for derrotado nas eleições primárias da Flórida, perderá a chance de fazer "algo grande" em sua carreira política.

"Se ele competir e perder, e acho que perderá, nunca poderá fazer algo grande da Flórida, nem ser candidato ao governo ou outros cargos. Competir e perder é arriscado, ele tem que tomar uma grande decisão", disse Trump em entrevista à emissora "MSNBC".

O magnata deu as declarações após ter sido perguntado se cogitaria escolher Rubio como seu vice-presidente, caso o senador optasse por abandonar sua candidatura e facilitar a vitória de Trump nas cruciais primárias da Flórida na próxima terça-feira.

"Não quero dizer isso agora, é muito cedo. Ele tem que tomar uma decisão e eu não quero estar envolvido nisso. Rubio tem muito talento e nos dávamos muito bem antes de começar a me ataque, algo me surpreendeu muito e que não funcionou", afirmou.

Com a menção às consequências de uma derrota de Rubio na Flórida, Trump expressou em voz alta um dos grandes temores da campanha do senador: que uma humilhação em seu próprio estado prejudique seu futuro promissor.

A campanha de Rubio foi obrigada a desmentir nesta semana os rumos de que há um debate interno sobre se seria melhor evitar a possibilidade de perder na Flórida, deixando a corrida republicana antes da próxima terça-feira.

Rubio conseguiu reduzir a distância para Trump nas pesquisas, mas todas seguem apontando uma vitória do magnata, o que poderia representar o fim da candidatura do senador.

O cenário representaria um duro golpe para o senador de política cubana, estrela em ascensão do partido desde o discurso na convenção de 2012 e favorito do "establishment", a cúpula republicana, como melhor alternativa para evitar a indicação de Trump após a saída do ex-governador Jeb Bush da campanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos