Trump vence caucus no Havaí, após triunfos em Michigan e Mississipi

(atualiza com o resultado final da votação)

Washington, 9 mar (EFE).- O magnata imobiliário Donald Trump ganhou os caucus (assembleias populares) republicanos do Havaí (EUA), em sua terceira vitória nesta terça-feira, após ser o mais votado nas primárias de Michigan e Mississipi.

Trump conseguiu 42,4% dos votos neste arquipélago do Pacífico, com uma ampla vantagem com relação ao segundo, o senador pelo Texas Ted Cruz, que obteve 32,7% , informaram os meios de comunicação locais.

O terceiro colocado foi o senador pela Flórida Marco Rubio, com 13,1%, seguido pelo governador de Ohio, John Kasich, com 10,6%.

Trata-se da terceira vitória de Trump da jornada, já que o magnata nova-iorquino já ganhou as primárias realizadas em Michigan e Mississipi por ampla margem sobre seus rivais, enquanto Cruz triunfou em Idaho.

No Havaí, um estado de tendência fortemente democrata, os conservadores repartem 19 delegados que devem ajudar os aspirantes a somar os 1.237 delegados necessários para obter a candidatura presidencial.

Pelo lado democrata, a noite de terça-feira terminou com uma contundente vitória da ex-secretária de Estado Hillary Clinton no Mississipi e uma inesperada derrota em Michigan, onde seu rival, o senador socialista democrático por Vermont, Bernie Sanders, surpreendeu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos