XXV Cúpula Ibero-Americana ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro na Colômbia

Madri, 9 mar (EFE).- A XXV Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e governo será realizada nos dias 28 e 29 de outubro em Cartagena das Índias, na Colômbia, segundo declararam à Agência Efe fontes da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib).

A reunião bienal entre presidentes e chefes de Estado será antecedida por um encontro entre os chanceleres ibero-americanos na sexta-feira, dia 28 de outubro, e um empresarial. Além disso, haverá uma reunião de responsáveis e coordenadores de cooperação na quinta-feira, na mesma cidade.

As reuniões ministeriais já têm data e lugar no calendário de 2016 das atividades preparatórias da cúpula, que será focada em juventude, empreendimento e educação.

Os ministros de Trabalho e Seguridade Social se encontrarão nos dias 2 e 3 de maio na cidade colombiana, onde também se reunirão os de Cultura, em 19 e 20 do mesmo mês.

Bogotá receberá reunião de Administração Pública e Reforma do Estado durante 7 e 8 de julho, enquanto Medellín será a sede do encontro cívico (11 de agosto) e da sessão preparatória do fórum intergeracional da Cúpula, que dará ênfase à juventude (12 de agosto).

Em agosto, a atividade preparatória ao encontro presidencial voltará a Cartagena para receber a reunião de ministros de Saúde nos dias 29 e 30, assim como a de Juventude, que ocorrerá em 15 e 16 de setembro.

Dias antes, em 12 de setembro, Andorra organizará a única reunião ministerial fora da Colômbia, a dos responsáveis da pasta de Educação.

Em meio à Assembleia Geral das Nações Unidas, no 21 de setembro os chanceleres voltarão a se reunir em Nova York para continuar o trabalho para o encontro de 28 de outubro em Cartagena.

A última reunião antes da XXV Cúpula será a de ministros e autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação, também na mesma cidade, nos dias 6 e 7 de outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos