Ex-prefeito mexicano é condenado à prisão nos EUA por tráfico de drogas

Phoenix (EUA), 9 mar (EFE).- O ex-prefeito da cidade de Fronteras, no México, Arturo Reyes Trujillo, foi sentenciado a mais de 21 anos de prisão nos Estados Unidos por liderar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas na fronteira do Arizona, informou nesta quarta-feira a procuradoria federal desse estado americano.

Trujillo foi sentenciado a um total de 262 meses de prisão pelo juiz federal Neil V. Wake na segunda-feira na Corte Federal em Phoenix, acrescentou a procuradoria em comunicado de imprensa.

O político mexicano, que foi detido em 6 de setembro do 2012, o mesmo ano em que foi eleito prefeito de Fronteras, se declarou culpado anteriormente de posse de cocaína e de lavagem de dinheiro, detalhou a nota.

Fronteras é uma cidade do estado mexicano de Sonora, situado no nordeste do país, cerca de 71 quilômetros da fronteira americana de Douglas, no Arizona.

Documentos oficiais indicam que entre 1º de janeiro e 28 de julho de 2003, o político, que naquela época residia em Tucson, no Arizona, era o líder de uma organização criminosa que contratava pessoas para atravessar carregamentos de drogas, particularmente cocaína, utilizando carros e caminhões, através da fronteira.

A organização criminosa também transportava o dinheiro obtido com a venda de drogas escondido em automóveis.

De acordo com as autoridades, esta organização criminosa foi a responsável por enviar uma tonelada de cocaína aos Estados Unidos e pela lavagem de aproximadamente US$ 20 milhões.

No momento da detenção de Trujillo, os oficiais confiscaram um total de 77 quilos de cocaína e US$ 490 mil.

"Trujillo se aproveitava da dependência que muitos de nossos cidadãos sofrem para enriquecer, vendendo drogas e lavando os lucros obtidos de forma ilegal", disse no mesmo comunicado Doug Coleman, agente especial do Escritório Antidrogas (DEA, sigla em inglês) dos Estados Unidos no Arizona.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos