Hillary ataca irmãos Castro e Sanders defende fim do embargo a Cuba

Em Washington

  • Carlos Osorio/Associated Press

A questão envolvendo as relações com Cuba foi um dos temas do debate desta quarta-feira (9) entre os pré-candidatos do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos realizado em Miami, na Flórida, através dos ataques de Hillary Clinton aos irmãos Raúl e Fidel Castro e dos pedidos de Bernie Sanders para que se encerre o embargo comercial sobre a ilha.

"O povo cubano merece que seus direitos sejam respeitados. Os dois Castro devem ser considerados autoritários e ditatoriais. Espero que haja um dia em que em Cuba tenha líderes que sejam escolhidos pelo povo", respondeu a ex-primeira-dama ao ser perguntada sobre a normalização das relações entre os EUA e o país caribenho.

Sanders, por sua vez, defendeu que "o embargo deve acabar" e que é preciso "avançar para uma relação totalmente normalizada com Cuba".

"Cuba é um país autoritário e não democrático. Espero que seja um país democrático o mais breve possível. Mas, por outro lado, não seria bom não admitir que eles avançaram em saúde e educação. Estão mandando médicos para todo o mundo", especificou o senador por Vermont, que se autoproclama um socialista democrático.

"Acredito que restaurar relações diplomáticas totalmente com Cuba melhoraria a vida dos cubanos e ajudaria os EUA", insistiu o senador.

A ex-secretária de Estado, por outro lado, atacou seu rival ao recordar que o mesmo louvou "a revolução dos valores" em Cuba em uma entrevista de 1985.

"Não posso estar de acordo com isso. Se os valores são reprimir, fazer sumir e aprisionar gente por expressar sua opinião, estes não são os que quero para o meu país. Reprimir a liberdade de expressão não é o tipo de revolução que eu gostaria ver", opinou a pré-candidata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos