Taaneti Maamau é o novo presidente de Kiribati e põe fim a era de Anote Tong

Sydney (Austrália), 10 mar (EFE).- O opositor Taaneti Maamau foi declarado nesta quinta-feira o novo presidente de Kiribati, um arquipélago do Pacífico Sul, após vencer as eleições de quarta-feira, o que encerra mais de 12 anos de governo de Anote Tong, informou a imprensa local.

O chefe de Justiça de Kiribati, John Muria, declarou Maamau oficialmente como presidente. Em seguida, o novo chefe de Estado se transferiu da ilha de Onotoa para a capital, Tarawa do Sul, situada no atol de Tarawa, para tomar posse do cargo, segundo a emissora neozelandesa "Radio New Zealand".

A nomeação de Maamau aconteceu depois que este obteve a maioria de votos nas eleições presidenciais realizadas ontem, nas quais o partido Boutokaan Te Koaua, de Tong, concorreu com a chapa formada por Rimeta Beniamina e Tianeti Ioane.

Maamau, representante de uma coalizão de oposição, é o quinto presidente de Kiribati desde que o país composto por 33 ilhas de coral e vários atóis, e um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas, se tornou independente do Reino Unido em 1979.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos