Ex-presidente do Paraguai expressa apoio a Lula e critica pedido de prisão

São Paulo, 11 mar (EFE).- O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, expressou nesta sexta-feira seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma visita a São Paulo, onde criticou o pedido de prisão preventiva solicitado ontem pelo Ministério Público estadual.

"No Paraguai nunca aconteceria uma coisa dessas: que um promotor, por suspeita, pedisse a prisão", disse Lugo aos jornalistas na entrada do Instituto Lula.

Lugo foi destituído de seu cargo em 2012 em um julgamento parlamentar, um processo semelhante ao que ameaça a agora a presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente paraguaio afirmou ainda que atualmente os golpes na América Latina "são muito mais refinados, de laboratório e com aparência e fantasia de serem legais".

"O que ocorreu com (Manuel) Zelaya, em Honduras, e no Paraguai são casos de golpes suaves. Não como os golpes militares da década dos 70, que eram escandalosos", acrescentou.

Lula é alvo de duas investigações e ontem foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por lavagem de capitais mediante ocultação de patrimônio e falsidade ideológica.

O Ministério Público suspeita que Lula é o verdadeiro proprietário de um apartamento de luxo no Guarujá, em São Paulo, que está registrado em nome da construtora OAS, uma das empresas implicadas no escândalo de corrupção da Petrobras.

Por este caso, o MP de São Paulo solicitou um pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente alegando que Lula pode mobilizar grupos para interferir na investigação.

Lula também está sendo investigado pelo Ministério Público Federal no Paraná, que concentra as investigações da Operação Lava Jato e acredita que Lula poderia ter se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos