Rafael Correa diz que América Latina abraça Lula

Quito, 11 mar (EFE).- O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta sexta-feira que a América Latina abraça o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de lavagem de dinheiro e falsificação de documentos, que teve prisão preventiva decretada ontem pela promotoria de São Pauulo.

O presidente equatoriano disse no Twitter que conversou com Lula para transmitir sua solidariedade.

"Acabo de falar com Lula para expressar nossa solidariedade. Lula é um guerreiro, e vencerá esta nova canalhice. A América Latina te abraça!", tuitou Correa.

O presidente equatoriano já havia se referido às investigações sobre Lula na terça-feira, quando disse que na operação policial em que o ex-presidente foi levado coercitivamente a depor houve uma violação de direitos humanos contra o ex-chefe de Estado.

Correa afirmou que essa ação faz parte de uma investida dos grupos de direita do continente contra os líderes dos chamados governos progressistas na América Latina.

"O que fizeram com Lula é um atentado aos direitos humanos. Acham que Lula vai fugir se o intimarem a depor. Jamais. Mas foram inspecionar sua casa, o levaram detido à força para depor", criticou Correa.

Para o presidente equatoriano, todo esse procedimento contra Lula foi "para humilhá-lo, para desprestigiá-lo" e faz parte da "perseguição do 'establishment' das estruturas da velha América Latina".

O Ministério Público de São Paulo acusa Lula e sua esposa, Marisa Letícia Lula da Silva, de serem os donos de um tríplex no litoral de São Paulo, que está em nome da construtora OAS - empresa envolvida no escândalo da Petrobras, cuja propriedade foi negada pelo ex-presidente.

Para Lula, a denúncia é uma prova mais da "parcialidade" de um dos promotores, a quem acusa de utilizar seu cargo para fins políticos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos