Tempestades deixam 6 mortos e vários feridos em diferentes regiões do México

(Atualiza número de vítimas e danos materiais).

Cidade do México, 10 mar (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas em diferentes estados por causa de uma tempestade que castiga boa parte do México nesta quinta-feira, e que mantém em alerta as autoridades e a população do país.

No estado de Oaxaca, no sul do México, duas pessoas morreram por causa dos fortes ventos, que também arrancaram uma palmeira em Huajuapan de León, que acabou atingindo e provocando a morte de uma mulher. Os ventos também causaram a queda de um homem que trabalhava no telhado de um edifício do município de Mariscala de Juárez.

Já no município de San Andrés Larráinzar, no estado de Chiapas, um homem de 27 anos morreu e quatro pessoas ficaram feridas depois de outra árvore cair em cima de uma quadra de basquete, informou a Defesa Civil.

Em Guadalajara, capital do estado de Jalisco, no oeste do país, os ventos e a chuva provocaram a queda de outra árvore, que acabou matando uma mulher e causando ferimentos em outras duas pessoas.

Em Puebla, na região central, as condições climáticas ruins foram responsáveis por um acidente com um caminhão na rodovia que liga o estado a Atlixco. O motorista e o carona não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local.

Além das vítimas mortais, há vários danos materiais em todo país. Estradas estão bloqueadas e o fornecimento de eletricidade foi cortado devido às várias quedas de postes, provocadas pelos fortes ventos que atingiram até 80 km/h em algumas regiões.

Diante dessa situação, as autoridades decidiram suspender as aulas, de maneira total ou parcial, em estados como Zacatecas, Veracruz, Puebla, Durango, Oxaca e Guanajuato. No estado do México, um dos mais populosos do país, cerca de 6,5 milhões de estudantes ficaram sem aulas após a decisão.

O secretário de Educação do México, Aurelio Nuño, informou hoje que as escolas na Cidade do México voltam a funcionar normalmente amanhã. No entanto, o governo de Jalisco anunciou que manterá a suspensão das aulas nesta sexta-feira em 32 municípios.

As autoridades mexicanas seguem em alerta e pediram cautela à população do país para depois de a última previsão do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) ter sido menos otimista quanto a melhora das condições do tempo no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos