UE acrescenta 10 milhões de euros a verba para desenvolvimento de Cuba

Bruxelas, 11 mar (EFE).- A União Europeia (UE) destinará uma verba adicional de 10 milhões de euros (cerca de R$ 40,04 milhões) para o desenvolvimento de Cuba, parte de um orçamento de 50 milhões de euros destinados à ilha para o período 2014-2020, anunciou nesta sexta-feira o comissário europeu de Desenvolvimento, Neven Mimica.

Mimica, que está em Havana em visita oficial, declarou que este novo apoio "contribuirá para desenvolver as capacidades da administração pública cubana e a produção sustentável de alimentos", em comunicado divulgado pela Comissão Europeia (CE).

O comissário garantiu que a UE "continuará fortalecendo sua cooperação com Cuba para apoiar o processo de modernização que o governo cubano iniciou em 2008".

Dos 10 milhões anunciados hoje, 7,7 milhões serão destinados ao apoio da modernização econômica do país mediante a colaboração com a administração pública e a melhora da arrecadação de impostos, explicou o Executivo comunitário na nota.

A UE também destinará 1,3 milhão desta verba ao projeto europeu de "bases ambientais para a sustentabilidade alimentar local", que procura "reduzir a vulnerabilidade do setor agrícola" pela mudança climática através do fornecimento de ferramentas e de conhecimento aos produtores e às autoridades.

Esta iniciativa permitirá que a produção de alimentos "seja sustentável a médio e longo prazo apesar dos efeitos da mudança climática", explicou a CE no comunicado.

Por outra parte, a UE financiará com 500 mil euros estudos e seminários nos setores considerados prioritários pela UE em sua cooperação com Cuba, principalmente agricultura, segurança alimentar, meio ambiente e o apoio à economia sustentável e a modernização social.

Durante sua estadia em Cuba, Mimica visitou vários projetos financiados pela UE e se reuniu com os ministros cubanos de Economia e Planejamento, Marino Murillo; Comércio Exterior e Investimento, Rodrigo Malmierca, e Energia e Minas, Alfredo López Valdés.

Ele também acompanhou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, durante sua visita oficial ao país, informou o Executivo comunitário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos