Hillary Clinton vence caucus das Ilhas Marianas do Norte

Washington, 12 mar (EFE).- A pré-candidata democrata Hillary Clinton venceu o rival, o senador Bernie Sanders, nos caucus (assembleias populares) realizados nas Ilhas Marianas do Norte para escolher o candidato do partido à Casa Branca.

Hillary conseguiu 54% dos votos (102), contra 34% de Sanders (65) no arquipélago. A ex-secretária de Estado obteve quatro dos delegados que designarão o candidato presidencial na convenção nacional do partido em julho, enquanto o senador por Vermont conseguiu dois nos primeiros caucus democratas que nesse estado livre associado dos EUA situado no Oceano Pacífico.

Por enquanto, Hillary Clinton conta com 766 dos 2.383 delegados necessários para conseguir a indicação para as eleições presidenciais do dia 8 de novembro, à frente dos 551 conseguidos pelo senador.

Hillary conquista assim a 14ª vitória do processo de eleições primárias e caucus que começou em 1º de fevereiro, enquanto Sanders acumula nove triunfos.

A ex-secretária de Estado e o senador agora visam o dia 15 de março, no qual serão realizadas as primárias na Flórida, Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ohio. Segundo as pesquisas, Hillary parte como favorita para vencer na maioria dos estados da jornada eleitoral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos