Interpol recebe ordem de prisão de ex-presidente do Panamá

Cidade do Panamá, 11 mar (EFE).- A Interpol do Panamá recebeu uma ordem de detenção com fins de extradição contra o ex-presidente do país, Ricardo Martinelli, que está sendo julgado pelo Supremo panamenho por um caso de escutas telefônicas ilegais durante o seu governo, informou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte policial.

A Interpol do Panamá "está" com a ordem de detenção, disse à Efe nesta sexta-feira uma fonte policial que pediu o anonimato, e não ofereceu maiores detalhes.

Em dezembro do ano passado, o Supremo do Panamá ordenou a prisão provisória de Martinelli, que vive em Miami, para que compareça a uma audiência sobre grampos telefônicos que afetaram mais de 150 pessoas, entre eles jornalistas, empresários e opositores.

O processo para concretizar a ordem de prisão do ex-presidente foi iniciado em dezembro, quando começou a tradução para o inglês do expediente da investigação, informou na época a Suprema Corte do Panamá.

O máximo tribunal é a única instituição que tem competência para investigar Martinelli, que hoje completa 64 anos, por sua condição atual de deputado do Parlamento Centro-Americano (Parlacen).

Martinelli deixou o Panamá em 28 de janeiro de 2015, o mesmo dia que a Corte admitiu a primeira das seis causas penais que estão abertas contra o ex-presidente.

A defesa de Martinelli alega que os procedimentos judiciais contra o ex-mandatário são produto de uma perseguição política dirigida pelo atual presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, que foi vice-presidente e chanceler de Martinelli.

No atual governo, foram apresentadas pelo menos 200 denúncias por atos de corrupção contra funcionários do governo de Martinelli, e em torno de 30 funcionários e pessoas próximas do ex-presidente têm contra si medidas cautelares, inclusive a detenção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos