Coalizão de Merkel perde votos e AfD ganha força, segundo pesquisas

Berlim, 13 mar (EFE).- Os conservadores da chanceler alemã, Angela Merkel, e os social-democratas perderam votos nas eleições realizadas neste domingo em três estados federados, onde chega com força o partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), segundo pesquisas de boca de urna das emissoras públicas de televisão.

De acordo com as pesquisas, o AfD alcança seu melhor resultado, com 23% a 21% dos votos, no estado da Saxônia-Anhalt (leste do país) e se situa como segunda força política atrás da União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, que consegue entre 30,5 e 29%.

O AfD superaria suas melhores expectativas ao ultrapassar a Esquerda (entre 16,5% e 17% dos votos) e também o Partido Social-Democrata (SPD), relegado à quarta força regional com em torno 12% dos votos.

Em Baden-Württemberg (sul da Alemanha), Os Verdes mantêm a liderança com 32% dos votos, enquanto o membro de coalizão, o SPD, alcança 13% e a CDU perde até 13% em relação à eleição anterior e fica com cerca de 27% neste estado tradicionalmente conservador. De acordo com as pesquisas, o AfD alcança 12,5% dos votos.

Os social-democratas conseguem manter a liderança na Renânia-Palatinado (oeste do país) com 37,5% de apoio nas urnas, na frente dos conservadores (33%) e dos populistas (11%), que se situam como terceira força política.

Após uma campanha dominada pela crise dos refugiados, o AfD fez valer sua mensagem contra o amparo de mais solicitantes de asilo e entrará nas três câmaras regionais, passando a ter representação nos Parlamentos de oito estados federados.

As eleições nestes três estados eram consideradas um teste para a gestão da grande coalizão dirigida por Angela Merkel, que recebeu a revolta dos eleitores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos