Trump lidera intenções de voto para primárias em Flórida e Illinois

Washington, 13 mar (EFE).- Pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido Republicano, o empresário Donald Trump lidera as intenções de voto para as eleições eleições primárias da legenda que acontecerão no próximo dia 15 na Flórida e em Illinois, segundo pesquisas divulgadas neste domingo pela rede de televisão "NBC News" e o jornal "The Wall Street Journal".

As pesquisas também apontam que o governador de Ohio, John Kasich, atualmente em quarto lugar na corrida eleitoral republicana, vencerá as primárias de seu estado.

Flórida, Illinois e Ohio são três estados-chave na disputa interna do partido visando a candidatura à presidência porque o vencedor conquista todos os delegados em disputa e que vão participar da convenção da legenda em julho, que definirá quem vai enfrentar um candidato do partido Democrata para chegar à Casa Branca.

Segundo a pesquisa realizada na Flórida, feita entre 511 eleitores conservadores com uma margem de erro de 4,3%, o polêmico magnata, favorito para conseguir a indicação, conseguirá neste estado 43% dos votos.

Em segundo lugar ficará o senador - pela própria Flórida - Marco Rubio, com 22%, um resultado que poderia dinamitar sua continuidade na disputa eleitoral por se tratar de uma contundente derrota em casa.

Senador pelo Texas, Ted Cruz ocupará o terceiro lugar (21%), segundo a pesquisa, seguido por Kasich (9%).

De acordo com a pesquisa em Ohio, elaborada com 564 eleitores republicanos com uma margem de erro de 4,1%, o governador desse estado vencerá com 39% dos votos, seguido por Trump (33%), Cruz (19%) e Rubio (6%).

A sobrevivência de Kasich - único candidato que não ganhou em algum estado até o momento - na disputa pela candidatura presidencial, depende imperiosamente de um triunfo em Ohio.

Já pela pesquisa em Illinois, efetuada com 421 eleitores republicanos e com uma margem de erro de 4,8%, Trump obterá 34% dos votos, seguido por Cruz (25%), Kasich (21%) e Rubio (16%).

No lado democrata, segundo a pesquisa, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton vencerá seu único adversário, o senador por Vermont Bernie Sanders, nos três estados, nos quais, ao contrário das votações republicanas, a divisão de delegados é proporcional.

Favorita para conseguir a indicação presidencial, Hillary teria na Flórida 61% de apoio, contra 34% de Sanders. Em Ohio, a ex-primeira-dama teria 58% dos votos, contra 38% do senador, e em Illinois, obteria 51% contra 45% de Sanders.

Todos as pesquisas foram elaboradas pelo Instituto Marist entre os dias 4 e 10 de março.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos