Coreia do Norte ameaça realizar "em breve" novos testes nucleares

Seul, 15 mar (EFE).- A Coreia do Norte disse nesta terça-feira (data local) que planeja realizar "em breve" novos testes nucleares e de mísseis balísticos, em pleno momento de tensão na região depois as sanções impostas contra Pyongyang e pelos exercícios militares conjuntos realizados pela Coreia do Sul e os Estados Unidos.

A agência estatal de notícias norte-coreana "KCNA" afirmou que o líder do regime, Kim Jong-un, deu ordem para realizar novos testes de mísseis projetados e fabricados no país com capacidade de transportar ogivas nucleares.

"Um teste nuclear e de lançamento de mísseis balísticos de vários tipos capazes de levar ogivas nucleares será realizado em breve para demonstrar a capacidade atômica do regime", disse Kim.

A nota da "KCNA" afirma que o líder, que tem reiterado essa ameaça nas últimas semanas, deu instruções aos setores relevantes do governo para realizar os preparativos até "o último detalhe".

A Coreia do Norte intensificou a retórica belicista e as exibições militares desde a adoção de novas sanções internacionais contra o país como resposta ao teste nuclear de 6 de janeiro e ao lançamento de um foguete espacial, no início de fevereiro, considerado como um teste encoberto de mísseis.

Por outro lado, a Coreia do Sul e os EUA estão realizando as maiores manobras militares conjuntas da história em território sul-coreano, com participação de mais de 17 mil soldados americanos e 300 mil homens do país asiático.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos