Morre compositor britânico Peter Maxwell Davies aos 81 anos

Londres, 14 mar (EFE).- O compositor britânico Peter Maxwell Davies, que ostentou o título de maestro da Música da Rainha, morreu nesta segunda-feira aos 81 anos, informaram seus representantes.

Davies faleceu em sua casa nas ilhas Órcades (Escócia) por causa de uma leucemia, precisou a agência de música clássica "Intermusica".

O compositor, que escreveu músicas em vários estilos e idiomas ao longo de sua carreira, foi nomeado em 2004 maestro da Música da Rainha, cujo trabalho era dirigir a orquestra da Corte e compor música quando fosse preciso, como aniversários e cerimônias especiais às quais Elizabeth II participava.

"É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Sir Peter Maxwell Davies aos 81 anos. Foi um dos primeiros compositores de nosso tempo", afirmou a nota divulgada hoje.

Além disso, "fez uma profunda contribuição à história da música" britânica e seu trabalho foi "prolífico".

Entre outras coisas, Davies foi compositor e diretor associado da Real Orquestra Filarmônica durante dez anos -entre 1992 e 2002-.

Em 1987, a soberana britânica lhe concedeu o título de cavalheiro por sua contribuição à música e de 2004 a 2014 ocupou o cargo de maestro da Música da Reina.

Em fevereiro, Davies recebeu a Medalha de Ouro da Real Filarmônica, em reconhecimento por sua "musicalidade excepcional". EFE

vg/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos