Queda de avião militar dos Emirados Árabes no Iêmen deixa 2 pilotos mortos

Sana/Abu Dhabi, 14 mar (EFE).- Dois pilotos morreram nesta segunda-feira na queda de um avião de combate do exército dos Emirados Árabes Unidos em um monte da cidade de Áden, no sul do Iêmen, onde bombardeava posições da rede terrorista Al Qaeda em uma ofensiva da aliança árabe.

O Comando da Coalizão árabe, com sede na Árabia Saudita, informou em um breve comunicado da morte dos dois pilotos das Forças Aéreas dos Emirados.

O acidente se deveu a uma falha técnica, segundo a nota publicada pela agência oficial saudita SPA, que detalhou que se tratava de um caça de tipo Mirage.

O vereador do bairro de Al Beriqa, no norte Áden, Hani al Yazidi, disse à televisão oficial iemenita que o avião caiu no monte em frente ao bairro.

Um testemunha disse à Efe que soldados emirados foram à região, que alguns deles desceram de outra aeronave e outros chegaram em blindados para buscar a tripulação.

As Forças Armadas dos Emirados se limitaram a anunciar "a perda" de um de seus aviões de combate no Iêmen, sem detalhar as circunstâncias nem o estado da tripulação.

Não é o primeiro incidente deste tipo que a aliança árabe sofre no Iêmen. Em dezembro, um F-16 bareinita caiu no sul da Arábia Saudita, perto da fronteira com o Iêmen, por uma falha técnica.

A coalizão começou a bombardear em março de 2015 os rebeldes houthis, e nos últimos dias ampliou seus alvos à posições da Al Qaeda em Áden, a sede provisória do governo do presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Alguns dos membros da coalizão, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein, desdobraram também forças terrestres, que foram alvo de vários ataques, o mais grave em setembro, quando 60 soldados destas três nações foram mortos.

Há um mês, o comando da aliança árabe revelou também que um soldado do exército dos Emirados morreu e outro ficou ferido em operações no Iêmen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos