Hillary supera Sanders nas primárias democratas da Carolina do Norte

Washington, 15 mar (EFE).- A ex-secretária de Estado Hillary Clinton venceu nesta terça-feira as eleições primárias do Partido Democrata na Carolina do Norte, segundo as projeções dos principais veículos da imprensa americana.

Hillary confirma assim sua força no sul dos Estados Unidos, onde venceu todas as disputas contra Bernie Sanders, senador por Vermont, seu único rival pela indicação do partido à presidência do país, e irá levar a maior parte dos 107 delegados em jogo no estado.

Todas as pesquisas divulgadas antes das primárias davam à ex-primeira-dama uma ampla vantagem na Carolina do Norte, especialmente pelo grande apoio entre os eleitores afro-americanos. Hillary já tinha obtido triunfos semelhantes em estados vizinhos como Carolina do Sul, Virgínia e Tennessee.

Ao vencer hoje tanto na Flórida como na Carolina do Norte, os dois últimos estados do sul do país que ainda não tinham votado nas primárias, Hillary confirmou o domínio na região.

Nesta terça-feira "Super Terça", eleitores da Carolina do Norte, Missouri, Illinois, Flórida e Ohio vão às urnas. Estão em jogo 367 delegados para os republicanos e 691 para os democratas, dos 1.237 e 2.383 necessários para garantir a indicação de cada partido à presidência dos EUA, respectivamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos