Hillary vence primária democrata em Ohio

Washington, 15 mar (EFE).- A ex-secretária de Estado Hillary Clinton venceu nesta terça-feira a eleição primária do partido Democrata em Ohio com mais de 30 pontos percentuais de vantagem sobre seu único adversário na disputa pela candidatura da legenda à presidência dos Estados Unidos, o senador Bernie Sanders, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

Hillary obteve assim com uma vitória muito significativa em um estado onde está em jogo o apoio de 143 delegados que vão participar do processo de escolha da candidatura democrata.

A também ex-primeira-dama mostrou, além disso, que sua força não se reduz aos estados do sul do país, que têm numerosa população afro-americana, mas que pode ganhar de Sanders em um estado industrial do Meio Oeste similar a Michigan, onde o senador havia surpreendido.

Senador por Vermont, Sanders esperava que o impulso de Michigan o ajudasse hoje a conquistar outros estados do Meio Oeste industrial similares demograficamente, como Illinois, Missouri e Ohio.

Segundo os primeiros cômputos, Sanders ficará nenhuma vitória em uma noite na qual os democratas colocam em jogo o apoio de 691 delegados dos 2.383 necessários para garantir a indicação à candidatura.

Hillary obteve hoje outras duas vitórias destacadas - na Flórida e na Carolina do Norte, mais esperadas -, mas a vitória em Ohio é mais significativa.

Por enquanto, ela tem 1.016 delegados obtidos em voto popular e 467 "superdelegados" - que não dependem dos resultados do processo de prévias para escolher quem indicar para a candidatura - que votam na convenção nacional da legenda, em julho, enquanto Sanders tem 682 delegados pelo voto popular e 26 "superdelegados".

Nesta terça há eleições prévias em Carolina do Norte, Missouri, Illinois, Flórida e Ohio, com 367 delegados em disputa no caso dos concorrentes à candidatura pelo partido Republicano e 691 para a do partido Democrata, dos 1.237 e 2.383 necessários para assegurar a indicação, respectivamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos