John Kasich obtém vitória crucial sobre Trump em primária republicana de Ohio

Washington, 15 mar (EFE).- O governador de Ohio, John Kasich, obteve nesta terça-feira uma vitória crucial sobre o empresário Donald Trump na eleição primária do partido Republicano em seu estado, onde o ganhador levará o apoio de todos os 66 delegados locais para a convenção nacional que definirá, em julho, o candidato da legenda à presidência dos Estados Unidos.

Esta é a primeira vitória de Kasich no processo de primárias e caucus e que foi aberto em Iowa no dia 1º de fevereiro, e representa um triunfo vital para sua continuidade na campanha pela candidatura republicana à Casa Branca e para evitar que Trump consiga o apoio de 1.237 delegados, o mínimo necessário para vencer a disputa interna do partido.

Com este triunfo, e após a desistência de Marco Rubio após sua derrota na Flórida, Kasich fica na campanha como único candidato com apoio do núcleo tradicional do partido.

Prova deste fato é que Mitt Romney, candidato presidencial republicano em 2012, fez campanha nesta semana com ele em Ohio, algo que não havia feito com outro candidato, incluindo Rubio.

Kasich volta suas atenções agora a estados do nordeste como sua natal Pensilvânia, que distribui 71 delegados, para sair do último lugar na disputa pela candidatura à presidência.

O governador tem 129 delegados, contra 370 de Ted Cruz e 568 de Trump, dos 1.237 necessários para conseguir a indicação republicana.

A esperança do "establishment" republicano não é que Kasich faça algo quase impossível como vencer Trump, mas que sua presença na campanha contribua para evitar que o magnata consiga assegurar a indicação antes da convenção nacional de julho.

Muitas vozes conservadoras esperam que ocorra uma convenção disputada na qual, com um cenário no qual ninguém teria a maioria, os delegados votariam livremente e até mesmo um candidato que não tenha participado das primárias possa surgir.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos