Quinto aniversário de guerra na Síria é lembrado com manifestações

Beirute, 15 mar (EFE).- Várias manifestações em regiões sob controle opositor foram convocadas nesta terça-feira na Síria para lembrar o quinto aniversário do início do conflito, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os protestos aconteceram em áreas nas mãos dos rebeldes na cidade de Aleppo, a maior do norte do país, e em Sayu, na mesma província, e perto da fronteira com a Turquia.

Também houve manifestações nas cidades de Saraqeb e Maarat al Nuaman, na província de Idlib.

Os manifestantes pediam liberdade e a queda do regime de Bashar al Assad.

Em Maarat al Nuaman, várias pessoas ficaram feridas após milicianos da Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, abrir fogo contra os participantes das manifestações, que levaram bandeiras da revolução síria e da rebelde Divisão 13.

Esse batalhão, treinado pelos Estados Unidos, sofreu no domingo um ataque da Frente al Nusra contra sua base em Maarat al Nuaman, Jan Shijun, Hish e Al Gadfa, todas elas em Idlib, onde os jihadistas capturaram 40 combatentes.

Hoje é o quinto aniversário do conflito no território sírio, que, segundo a última apuração, divulgada hoje pelo Observatório, deixou 273.520 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos