Suspeito é morto e 4 agentes ficam feridos em ação antiterrorista na Bélgica

Bruxelas, 15 mar (EFE).- Um suspeito morreu e quatro policiais ficaram feridos em um tiroteio ocorrido nesta terça-feira no distrito de Forest, em Bruxelas, durante uma operação antiterrorista relacionada com os atentados de Paris no ano passado.

A ação começou no início da tarde de hoje com duas trocas de tiros em Forest. Depois, novos disparos foram registrados em uma área isolada já pelos agentes na região, quando os quatro policiais ficaram feridos, de acordo com a Procuradoria Federal da Bélgica.

"Os agentes chegaram à porta de um apartamento e foram feitos vários disparados do interior do edifício em direção a eles. Vários policiais ficaram ligeiramente feridos", disse o porta-voz da Procuradoria Federal da Bélgica, Eric van der Sypt.

Há informações diferentes na imprensa belga sobre o estado de saúde dos feridos. Apesar de o porta-voz afirmar que os ferimentos foram leves, há quem diga que um dos agentes está em estado grave.

As autoridades, que A princípio disseram que um dos suspeitos de ter feito os disparos teria sido "neutralizado", confirmaram mais tarde que ele morreu na ação, que já se encerrou. Apesar disso, todo o distrito de Forest foi isolado. Duas linhas de bonde tiveram o funcionamento suspenso e vários policiais foram enviados à região.

Por causa dos incidentes, o governo da Bélgica pode convocar o Conselho de Segurança Nacional.

A Polícia da França, por sua vez, informou que a operação não tinha como objetivo capturar Salah Abdeslam, considerado como mentor intelectual dos atentados terroristas de Paris.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse que a operação foi realizada de forma conjunta entre os dois países. "Uma equipe de policiais belgas e franceses atuou e foi alvo de disparos procedentes de armas pesadas", disse o ministro em entrevista realizada na Costa do Marfim, onde está para uma visita oficial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos