Trump e Hillary vencem primárias na Flórida, segundo resultados preliminares

Miami, 15 mar (EFE).- O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton venceram nesta terça-feira as eleições primárias da Flórida e deram assim um grande passo para conseguir a indicação de seus partidos para concorrer à presidência dos Estados Unidos, de acordo com resultados oficiais preliminares.

Com 56% dos votos republicanos apurados, Trump conta com 45,7% da preferência do eleitorado, contra 27,1% de Marco Rubio, senador pela Flórida. Ted Cruz, senador pelo Texas, vem na terceira posição, com 15,9%, e o governador de Ohi, John Kasich, tem 6,8%.

Entre os democratas, com 65% dos votos apurados, Hillary tem 65,9% contra 31,9% de Bernie Sanders, senador por Vermont, seu único adversário na corrida pela indicação do partido.

"Apesar de uma quantidade recorde de gastos em anúncios negativos e falsos, consegui uma grande vitória na Flórida", disse Trump no Twitter logo após a divulgação dos primeiros resultados.

Os centros de votação de Panhandle, no extremo noroeste da Flórida, fecharam somente às 20h locais (21h em Brasília), por causa de uma diferença de fuso horário em relação ao resto do estado.

Se confirmado o triunfo na Flórida, Trump levará todos os 99 delegados em jogo no estado, superando os 550 no total. Dessa forma, já estaria perto da metade do total necessário (1.237) para obter a indicação republicana na convenção do partido que será realizada em Cleveland (Ohio) em julho.

Hillary, por sua vez, confirmaria as previsões, ampliando ainda mais a vantagem sobre Sanders. Atualmente, a ex-secretária de Estado tem 214 delegados e 441 "superdelegados" a mais que o rival.

O magnata nova-iorquino e a ex-primeira-dama ainda podem obter mais delegados nesta nova "Super Terça", já que outros quatro estados também realizam eleições primárias: Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ohio.

Trump já saiu vitorioso hoje no caucus (assembleias populares) das Ilhas Marianas do Norte, garantindo mais 9 delegados.

A Flórida é o estado em que mais delegados estão em jogos nesta terceira "Super Terça" e deve ter grande influência nas disputas em ambos os partidos, especialmente entre os republicanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos