Trump vence por ampla margem primária republicana de Illinois

Washington, 15 mar (EFE).- O bilionário e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido Republicano Donald Trump venceu nesta terça-feira por uma ampla margem a eleição primária da legenda no estado de Illinois, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa do país.

Com isso, Trump levará a maioria dos 69 delegados em disputa neste estado do meio oeste, ficando mais perto de obter os 1.237 necessários para conseguir a indicação para concorrer pelo partido nas eleições presidenciais de novembro.

As projeções mostram em segundo lugar em Illinois o senador Ted Cruz.

A vitória de hoje de Trump em Illinois e a de Michigan em 8 de março mostram que a mensagem do magnata foi bem recebida pela classe trabalhadora do cinturão industrial do país, muito afetada pela aguda crise financeira de 2008 e 2009 e a consequente recessão, a maior em oito décadas nos EUA.

Chicago, a cidade mais populosa de Illinois, viveu na última sexta-feira uma série de distúrbios entre defensores e opositores de Trump que deixaram cinco feridos e forçaram o cancelamento de um comício que o empresário iria realizar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos