Angelina Jolie realiza visita à Grécia para conhecer situação dos refugiados

Atenas, 16 mar (EFE).- Angelina Jolie visitou nesta quarta-feira várias instalações temporárias de amparo de refugiados em Atenas e se reuniu com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, em sua primeira visita à Grécia como embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A atriz americana visitou o acampamento improvisado nos píeres de Pireu, onde 4 mil refugiados e migrantes dormem em salas de espera e tendas de campanha.

No local, a atriz pôde conhecer a gestão da situação por parte de organizações como Acnur e falar com refugiados de várias nacionalidades, como uma família síria que contou entre lágrimas sua viagem desde o litoral turco.

Posteriormente, Angelina se deslocou até o centro de amparo de Eleonas, em Atenas, que oferece alojamento a cerca de 700 pessoas.

Esta visita ocorre um dia após sua viagem como enviada especial do Acnur ao Líbano, no quinto aniversário do conflito sírio, e um dia antes da cúpula que pretende aprovar um acordo entre a União Europeia (UE) e Turquia para a devolução dos refugiados que entrem em território europeu de maneira ilegal.

Angelina foi recebida, além disso, pelo primeiro-ministro grego Tsipras, com quem debateu sobre a crise dos refugiados.

"A situação é muito difícil, especialmente na fronteira norte. Sei que o senhor visitou os centros de recepção no Pireu. A situação é melhor lá" que no acampamento de Idomeni, disse Tsipras ao recebê-la.

O primeiro-ministro explicou que nos centros de amparo organizados, há atualmente 30 mil pessoas -às quais se somam mais de 10 mil no acampamento improvisado de Idomeni na fronteira greco-macedônia.

A viagem de Angelina procura "reforçar os esforços do Acnur e do governo grego para aumentar a resposta de emergência perante a deterioração da situação humanitária", segundo um comunicado de imprensa do Alto Comissariado.

Cerca de 85% dos refugiados e litigantes de asilo que chegaram à Europa fizeram através da Grécia desde janeiro de 2015, segundo dados do Acnur.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos