Atentado com bomba em ônibus do governo deixa ao menos 15 mortos no Paquistão

Islamabad, 16 mar (EFE).- Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado à bomba contra um ônibus no qual viajavam funcionários do governo local do na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão.

O ataque ocorreu por volta das 8h locais (0h de Brasília), quando uma bomba instalada no interior do ônibus foi detonada, disse à Agência Efe o porta-voz do governo local, Roshan Lal, que confirmou que, até o momento, foram contabilizados 15 mortos.

O veículo estava recolhendo funcionários do governo local em diferentes áreas próximas da cidade para levá-los a seus escritórios em Peshawar, segundo Lal.

A onda de choque causada pela explosão quebrou vidros e janelas de edifícios próximos e provocou pânico entre os moradores locais.

Além disso, o porta-voz relatou que os feridos foram levados para o Hospital Lady Reading.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, condenou o ataque e manifestou "sua profunda tristeza" pela perda de vidas humanas.

"Estes ataques covardes não podem minar nossa resolução contra o terrorismo", afirmou o líder em comunicado.

Peshawar é a capital da província de Khyber Pakhtunkhwa, que faz divisa com a região de Khyber, onde o exército paquistanês iniciou uma ofensiva em outubro de 2014 contra os insurgentes, que se somou a outra lançada em junho daquele ano, na região tribal do Waziristão do Norte.

Em dezembro de 2014, um ataque do principal grupo talibã paquistanês, o TTP, contra uma escola em Peshawar deixou 151 mortos, entre eles 125 crianças, uma ação que aconteceu, segundo os insurgentes, como vingança pelas operações militares.

Os ataques talibãs diminuíram notavelmente após o início da operação militar paquistanesa, na qual morreram cerca de 3.500 insurgentes até o momento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos