Hillary vence primária democrata em Illinois, no meio-oeste dos EUA

Washington, 15 mar (EFE).- A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos e pré-candidata à presidência do país, Hillary Clinton, somou nesta terça-feira mais uma vitória no processo de eleições primárias do Partido Democrata, ao superar seu rival, o senador Bernie Sanders, no estado industrial de Illinois, no meio-oeste americano, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa locais.

A vitória tem importância simbólica para Hillary, já que ela nasceu em Chicago, a principal cidade de Illinois, um estado no qual Sanders tinha grandes possibilidades de sair com a vitória após seu êxito na semana passada em Michigan, outro estado industrial do meio-oeste americano.

Com o triunfo apertado de hoje, a ex-primeira-dama fica com a maioria dos 156 delegados que estavam em jogo em Illinois nesta nova jornada de prévias eleitorais, a terceira 'Super Terça', na qual os pré-candidatos democratas disputaram 691 delegados dos 2.383 necessários para obter a candidatura presidencial do partido.

A disputa esteve tão apertada em Illinois que os veículos de imprensa americanos demoraram quatro horas desde o fechamento das seções eleitorais para atribuir a vitória à ex-primeira-dama.

O triunfo de Hillary representa um forte golpe contra a candidatura de Sanders, que ainda não confirmou nenhuma vitória nesta 'Super Terça'. Após a vitória do senador na semana passada em Michigan, os analistas acreditavam que a mesma indicava que Sanders tinha grandes possibilidades de sair como vencedor em estados demograficamente similares e situados no cinturão industrial do país, como Illinois, Ohio e Michigan.

Em Ohio, um dos estados-chave nas eleições gerais, Hillary foi a vencedora, assim como nas primárias democratas de Flórida e Carolina do Norte.

Por enquanto, Hillary tem 1.021 delegados obtidos em voto popular e 467 "superdelegados", que podem votar livremente na Convenção Nacional do partido que acontece em julho, enquanto Sanders tem 682 delegados obtidos com o voto popular e 26 "superdelegados".

Nesta terceira 'Super Terça' ocorreram prévias nos estados de Carolina do Norte, Missouri, Illinois, Flórida e Ohio, com 367 delegados em jogo para os republicanos e 691 para os democratas, dos 1.237 e 2.383 necessários, respectivamente, para garantir a indicação para a disputa presidencial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos